Ouvidoria do TSE realizou mais de 18 mil atendimentos de janeiro a março deste ano
A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou 18.239 atendimentos ao cidadão nos três primeiros meses deste ano. O número abrange as demandas que chegaram via formulário eletrônico, e-mail, telefone e cartas, no período de 1º de janeiro a 31 de março.
Desde março do ano passado, em razão das medidas de isolamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Ouvidoria do TSE, assim como outras áreas do Tribunal, teve de adaptar o seu funcionamento.
Servidores e colaboradores são responsáveis pelos atendimentos realizados via SAC, que pode ser acionado pelos usuários por meio de formulário eletrônico e por e-mail. As ligações recebidas nos números da Ouvidoria estão sendo direcionadas aos números pessoais dos atendentes, que estão atuando em teletrabalho.
Em janeiro, a maior parte dos atendimentos, 92,39%, chegou pelo formulário preenchido diretamente no Portal do TSE, o que representou 4.816 atendimentos no mês.
Já em fevereiro e março, os atendimentos por telefone tiveram destaque, sendo 2.830 ligações (52,56%) em fevereiro e 2.916 (60,40%) em março, de acordo com os números contabilizados pelo sistema.
Os assuntos mais demandados durante os três meses foram “título eleitoral” e “certidão de quitação eleitoral”, representando 9.472 solicitações.
Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas. Também é possível fazer perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.
O atendimento pode ser via formulário, ferramenta que inclui de forma automática a demanda no SAC e permite o encaminhamento da comunicação do usuário, de forma direta, às demais unidades do Tribunal. A Ouvidoria também atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelos telefones 0800-648-0005 e (61) 3030-8700 e pelo e-mail ouv@tse.jus.br.
PN/LC, DM
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