OAB-CE Promove Seminário Sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para um Futuro Sustentável
Com o objetivo de difundir o conhecimento e a cultura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas organizações, a Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CEBRAONU) da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), realizou, nesta última quarta-feira, o seminário “ODS para construção de um futuro sustentável”. O evento, que ocorreu na sede da OAB-CE, contou com a presença de especialistas e profissionais dedicados ao tema.
A programação do evento incluiu uma série de palestras abordando diferentes aspectos dos ODS. A primeira apresentação, “A proteção jurídica da Caatinga entre os ODS 13 e 15”, foi conduzida pela procuradora autárquica Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) Luciana Barreira de Vasconcelos, que discutiu a importância da proteção ambiental. Em seguida, Eveline Correia falou sobre “Os desafios de implantar a ODS 5 – Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade”, abordando a relevância da educação como ferramenta de transformação social.
O seminário teve início com a abertura de Lucíola de Aquino, presidente da CEBRAUNO, e Eveline Correia, vice-presidente, que destacaram a importância dos ODS tanto para o setor público quanto privado.
Lucíola de Aquino afirmou a importância do evento e a propagação das discussões sobre os impactos ambientais e as estratégias para soluções para um futuro sustentável: “As ODS são fundamentais para a construção de um futuro sustentável. É essencial trazer à tona a discussão sobre esses objetivos, permitindo que a sociedade participe ativamente”, afirmou Lucíola.
O secretário geral da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA-CE), João Pedro, apresentou “Políticas Públicas de Bem-estar Animal”, enquanto Luciola Maria de Aquino encerrou a sequência de palestras com “Cidades resilientes e saúde mental” (ODS 03-11). Por fim, a advogada e membro da CEBRAONU, Karine R Montenegro tratou da “Preservação da fauna silvestre: atitude vital para o bem-estar da humanidade” (ODS 15 – Vida Terrestre).
Eveline Correia ressaltou que a OAB-CE é signatária do Pacto Global da ONU e que é fundamental alinhar os propósitos das ODS à Agenda 2030. “Eventos como este são cruciais para disseminar conhecimentos e práticas que visem a sustentabilidade”, enfatizou.
Para ampliar o alcance do seminário, as palestras serão transmitidas ao vivo nas redes sociais da comissão a partir da próxima semana, permitindo que mais pessoas possam acessar e se engajar nas discussões sobre os ODS.
Com essa iniciativa, a OAB-CE reafirma seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das metas globais estabelecidas pela ONU.