Ações, palestras e serviços marcam Outubro Rosa na OAB-CE
Em apoio ao movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) promoveu, na tarde da última terça-feira (29), o evento “Toque de vida: Prevenção e Bem-estar em suas mãos”. A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), a Comissão da Mulher Advogada (CMA) e a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) também fizeram parte da iniciativa, que trouxe palestras de profissionais da saúde e serviços de parceiros da CAACE, como aferição de pressão e glicemia, massagem e esmalteria para as advogadas participantes.
Para o momento de palestras, que aconteceu no Auditório Professor Hugo Machado de Brito, compuseram a mesa a vice-presidente da CMA, Ana Paula Farias, a advogada e membra da CMA Karine Gonçalves, a médica Francisca Lúcia do Rosário, a nutricionista Leilanne Nogueira, a ativista social e coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, a advogada Priscilla Farias e a delegada Rita Vieira.
A ocasião foi marcada por um emocionante testemunho da advogada Priscilla Farias, que compartilhou a própria experiência na luta contra o câncer de mama. Segundo ela, que foi diagnosticada no período em que iria prestar o Exame de Ordem, receber a carteirinha da OAB foi como ganhar um prêmio por não ter desistido. “Não foi fácil, mas não deixei a doença invadir outros aspectos da vida”, frisou.
Na sequência, a médica Francisca Lúcia fez uma instrutiva apresentação sobre diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama. Logo após, o papel da alimentação na saúde da mulher foi o tema abordado pela nutricionista Leilanne Nogueira. Já Ana Paula Brito destacou os direitos e benefícios garantidos a mulheres com câncer, como isenção de impostos específicos e estabilidade laboral. A oportunidade foi propícia para o esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre as presentes.
Valéria Mendonça destacou a importância do movimento social para instigar as pessoas a conhecerem mais sobre o assunto e a buscarem a saúde pública, assim como defendeu a existência de uma continuidade no acompanhamento médico para mulheres que, após os exames indicados, precisarem dar início ao tratamento oncológico.
A ativista, representando o Movimento Outubro Rosa no Ceará, concedeu à OAB-CE o Selo Rosa, certificação criada pelo grupo, que visa reconhecer instituições, empresas, movimentos sociais e entidades de classe que expressem, por meio de ações efetivas, compromisso com a causa. Ao final da ocasião, houve sorteio de brindes de parceiros da CAACE, enquanto as palestrantes receberam das mãos de Ana Paula Brito, o certificado de participação no evento. Confira as fotos clicando aqui.